Na Assembleia de Freguesia, do passado dia 30 de setembro, e em abaixo-assinado subscrito “por dezenas de eleitores de São Brissos", foi reclamada "a revogação da Lei 39/2021, que impede a reposição desta freguesia.” O documento passou com os votos a favor dos dois eleitos da Coligação Democrática Unitária (CDU) e a abstenção dos cinco eleitos do Partido Socialista (PS).
O documento seguiu para a união de freguesias em causa, Câmara e Assembleia Municipal de Beja darem “o seu parecer favorável”, no sentido de ser "encaminhado depois para a Assembleia da República, permitindo o regresso da Freguesia de São Brissos."
Na mesma sessão, a CDU viu aprovada, com os mesmos votos, a sua proposta de tomada de decisão “Pela melhoria das acessibilidades e mobilidade na região”. Neste documento é pedida a “resolução de problemas já antigos que a falta de resposta do Governo acentua” e propostas “medidas concretas de investimento na rodovia e ferrovia, bem como o aproveitamento de todas as potencialidades do aeroporto de Beja, assim como a promoção de uma política de mobilidade, e de acessibilidades, que combine as suas diferentes formas.” Problemas que “se arrastam, e agravam, ao longo dos anos por falta de vontade política de sucessivos governos de PS, PSD e CDS-PP”, é frisado.
Os eleitos da CDU questionaram, ainda, a Junta de Freguesia sobre o “fecho do Posto de Saúde em Trigaches, por falta de médico e sem data prevista para reabrir”. Foi perguntado que medidas vão ser tomadas, “no sentido de obter soluções concretas, e com a maior brevidade, por parte das entidades responsáveis”. Em causa, é sublinhado, "estão o insuficiente acesso a cuidados de saúde em todo o concelho, nomeadamente a consultas, exames complementares de diagnóstico e serviços hospitalares”. Neste contexto, os eleitos da CDU reiteraram a “exigência de reforço do investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS).”
O documento enviado à nossa redação, dos eleitos da CDU na Assembleia da União das Freguesias de Trigaches e São Brissos, termina dizendo que as populações destas duas localidades podem “contar com o empenho, e intervenção da Coligação sobre os seus problemas, direitos e aspirações,", bem como com a sua "intervenção, como força decisiva, na luta pela construção da alternativa política que” esta união de freguesias e concelho “precisam.”
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com