O clube viu aprovada, na passada semana, uma candidatura ao fundo Crescer 2024, promovido pela Associação de Futebol de Beja e garantiu ainda o apoio financeiro da União de Freguesias de Salvada e Quintos. Faltava apenas a parte da autarquia bejense que, com esta aprovação, passa agora a ser uma realidade.
O novo relvado sintético será instalado no campo de jogos Terra de Pão, na Salvada, e é uma antiga aspiração do clube e da população local.
O orçamentado previsto para a instalação deste relvado sintético é de 204 102,00 euros (mais IVA), sendo comparticipado pelo Fundo Crescer 24 em 70 mil euros e apoiado pela União de Freguesias de Salvada e Quintos em 20 mil euros.
Depois desta aprovação em reunião de Câmara, o clube passa a contar com o valor restante “até ao limite máximo de150 mil euros”.
Com a concretização desta infraestrutura, a expectativa do clube é que se melhorem significativamente as condições para a prática desportiva na Salvada, que atualmente possui um campo em terra batida, e, simultaneamente, que o futebol de formação direcionado para as crianças e jovens, seja uma realidade.
Recordamos que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em parceria com as Associações Distritais e Regionais de Futebol, promoveu as candidaturas ao Fundo Crescer 2024, com o principal objetivo de criar bases para fazer crescer o número de praticantes da modalidade.
As candidaturas, que entretanto já terminaram deviam prever “o aumento de praticantes, a aposta no futebol feminino, a melhoria de infraestruturas, a qualificação de recursos e a transição digital”. O fundo previa “um montante total de financiamento superior a 250 mil euros, sendo que, cada projeto podia ser apoiado até ao limite de 50 por cento do valor máximo elegível de 140 mil euros”.
Durante a reunião de Câmara da passada quarta-feira, os vereadores da oposição (Beja Consegue e CDU) congratularam a conquista do Clube Desportivo e Recreativo Salvadense, contudo lembraram que a criação de campos relvados nunca foi a prioridade do executivo - algo confirmado por Paulo Arsénio (presidente da autarquia).
Nuno Palma Ferro, do Beja Consegue, e também Vítor Picado, da CDU, lembram que agora fica a "faltar campo sintético de Albernoa”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com