Voltar

Sociedade

Rouxinóis do Alentejo apresentam novo CD e homenageiam o cante no Pax Julia

Sociedade

Rouxinóis do Alentejo apresentam novo CD e homenageiam o cante no Pax Julia

Neste sábado, às 21h00, os Rouxinóis do Alentejo apresentam na sua cidade, em Beja, o CD "Olh'ós Rouxinóis!", no Pax Julia, num espetáculo comemorativo, também, do nono aniversário da elevação do cante a património imaterial da humanidade. O ensaiador Paulo Ribeiro sublinha que "a comunidade que representa a família alargada dos Rouxinóis cumpre um sonho, na sua cidade".

"Este concerto contará com a presença do Grupo Coral Misto “Searas ao Vento”, da aldeia da Trindade, e do Grupo Coral Moços da Aldêa, e ainda dos convidados Jorge São Pedro, Paulo Colaço e a dança do Bella’s Crew Dance, numa experiência intergeracional e simbólica da transmissão oral que ocorre no cante alentejano e que assegura a continuidade desta tradição, nomeadamente através das vozes das crianças, sementes de esperança para o futuro do cante", explicam os responsáveis pela iniciativa marcada para hoje.

A organização é da Associação Grupo Juvenil Coral e Etnográfico Rouxinóis do Alentejo, com o apoio da Câmara Municipal de Beja. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira ou online em BOL.pt e os CD’s, com edição Açor/Emiliano Toste, estarão à venda no local, ou seja, no Pax Julia, no dia do espetáculo.

O músico Paulo Ribeiro, com vasta experiência no que se refere ao cante alentejano, é o ensaiador desta nova formação dos Rouxinóis do Alentejo, que se revelou à sua cidade, Beja, há, sensivelmente, um ano, no Centro Unesco.

Com a apresentação do CD "Olh'ós Rouxinóis" marcada para o dia 25 deste mês, para o Pax Julia - teatro Municipal de Beja, Paulo Ribeiro frisa que "a comunidade, ou seja, a família alargada que significa esta formação cumpre um sonho, fazendo deste um dos momentos mais altos do grupo" desde que começou o seu trabalho com os jovens que o compõem.

O ensaiador Paulo Ribeiro realça que "neste CD podem ser ouvidas 10 modas do cancioneiro alentejano e escritas de propósito para os Rouxinóis e no espetáculo de dia 25 deste mês celebrar, todos juntos, o nono aniversário da elevação do cante a património imaterial da humanidade pela Unesco".

Paulo Ribeiro apela à cidade que se junte "à comunidade dos Rouxinóis do Alentejo no espetáculo do Pax Julia" e revela os convidados que vão passar, também, por "este palco privilegiado da cidade, numa noite de celebração do cante alentejano".


PUB
PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.