Voltar

Sociedade

Relatório sobre incêndios revela importância de evitar comportamentos de risco

Sociedade

Relatório sobre incêndios revela importância de evitar comportamentos de risco


As entidades integrantes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) o primeiro Relatório de 2021 sobre Incêndios Rurais, relativo ao primeiro semestre do ano, disponibilizado no site do ICNF. Sobre a importância de evitar comportamentos de risco, é referido que “se os conseguirmos evitar, evitamos mais 50% das ocorrências”.

A divulgação dos primeiros indicadores foi o pretexto para o ICNF, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) reforçarem o apelo para nos dias quentes, secos ou ventosos os Portugueses “não realizarem queimas, queimadas, atirarem beatas enquanto conduzem ou operarem máquinas agrícolas ou motosserras e motorroçadoras que estão entre as principais causas dos incêndios”.

“Se há risco não arrisque”, afirmou o presidente da AGIF desafiando todos os portugueses a evitar este tipo de comportamentos.

Segundo o documento enviado à nossa redação, Nuno Banza, do ICNF, destacou a evolução positiva à “adesão” dos portugueses à linha de apoio (808 200 520) destinada a queimas e queimadas. Refere ainda que, a redução de menos 38% do número de incêndios no 1º semestre de 2021 quando comparada com a média dos últimos anos, é um “resultado explicado” pelo facto de em 2021 já terem sido registados 710 mil pedidos de autorização para esta prática.

O Coronel Vítor Caeiro, da GNR, aproveitou a identificação da principal causa de incêndios, ou seja, o uso incorreto do fogo, para sublinhar a importância de evitar comportamentos de risco em situações de queimas e queimadas, frisando que, “se os conseguirmos evitar, evitamos mais 50 por cento das ocorrências”.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.