Voltar

Ambiente

Refinaria de Sines liderava top 10 de poluidores em 2023

Ambiente

Refinaria de Sines liderava top 10 de poluidores em 2023

Foto: Facebook CM Sines

A refinaria de Sines continuava a liderar, no ano passado, o 'top 10' de poluidores em Portugal, apesar das emissões terem diminuído 14% no geral face a 2022. A informação é avançada pela associação ambientalista Zero.

Segundo a Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável, que se baseou em dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para fazer o ranking das empresas mais poluentes em Portugal no que toca a emissões de dióxido de carbono (CO2), a refinaria de Sines mantinha em 2023 a liderança do top 10, com cerca de 2,4 milhões de toneladas de dióxido de carbono libertados para a atmosfera, apesar da redução de 11% das emissões face a 2022.

"É particularmente preocupante a intenção da Galp de rever (à partida em baixa) as suas metas de descarbonização devido à descoberta de petróleo na Namíbia e à execução mais lenta dos projetos de renováveis", salienta a Zero em comunicado.

No conjunto do top 10 dos poluidores, houve uma redução de 14% das emissões de dióxido de carbono em 2023, comparativamente a 2022, totalizando cerca de 9,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono emitidas.

Em 2023, a TAP foi a empresa que mais aumentou as suas emissões de dióxido de carbono (15%), passando a ocupar o terceiro lugar do ranking (em 2022 estava na sexta posição), com 1,1 milhões de toneladas emitidas.


PUB
PUB

Concertos

Bia Ferreira encerra hoje Festival das Marias

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.