Entre 1 de outubro de 2017 e 31 julho de 2021, o Portal da Queixa recebeu um total de 6988 queixas, o que se reflete num crescimento de 392% em comparação com o período homólogo do mandato anterior, pois entre 2013 e 2017, registaram-se 1419 reclamações.
Na análise efetuada, o indicador de variação, do crescimento entre o período dos dois mandatos, em Beja apresenta uma percentagem significativa de subida de reclamações de 1000%, foram registadas 22 entre 2017/2021. No índice de satisfação, o distrito apresenta o valor de 25,8, na taxa de resposta 33,30% e uma taxa de solução de 14,30%.
O estudo concluiu que Lisboa, Porto e Braga foram as autarquias que mais receberam reclamações no Portal da Queixa, resultado que está relacionado também com o facto de pertencerem às zonas mais urbanizadas no país e com maior densidade populacional.
Concluiu-se que, os principais motivos que levaram os munícipes a reclamar estão relacionados com infraestruturas, serviços, ambiente, licenciamentos, habitação e saúde pública. Verificou-se ainda que nos concelhos onde a população tem menos instrução, as reclamações diminuem e que estas aumentam consoante o grau de desenvolvimento das populações.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com