A PSP informa que a limpeza de ervas, arbustos e árvores deve ser feita tendo em conta várias caraterísticas, como a "largura de 50 metros, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, caso esta faixa abranja território florestais" e a "largura de 10 metros, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, caso a faixa abranja territórios agrícolas".
No que diz respeito aos terrenos que estão na zona envolvente dos aglomerados populacionais, que confinam com os territórios florestais, a PSP lembra que "é obrigatório fazer a gestão do combustível numa faixa envolvente com a largura padrão de 100 metros, a partir da interface das áreas que se encontram edificadas".
A Polícia lembra que tem estado a realizar trabalho de prevenção e sensibilização junto da população, com o objetivo de "alertar para o fim do prazo da limpeza de terrenos". A mesma fonte acrescenta, também, que, "a partir do dia 31 de maio começa a fiscalizar a limpeza desses mesmos terrenos, nomeadamente através das Brigadas de Proteção Ambiental da Polícia de Segurança Pública (BriPA).
"Lembre-se que, ao proteger-se a si, e aos outros, está a proteger o ambiente", afirma a PSP.
Para ver o vídeo institucional vá a https://www.facebook.com/PSPPortugal/videos/1476971173168104/
Para efetuar uma queima ou queimada deve aceder a https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQueimadas/QUEIMASQUEIMADAS.aspx
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com