Voltar

Política

PSD questiona Governo sobre competências na área social

Política

PSD questiona Governo sobre competências na área social

O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) entregou um requerimento ao Governo a pedir respostas sobre “Transferência de competências na área social”. As questões têm como ponto de partida o concelho de Beja.

No documento, o PSD refere que “o Município de Beja assumiu as competências no domínio da Ação Social, a partir do dia 3 de abril de 2023, assegurando o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), destinado a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI) e situações de emergência social, conforme veiculado pela autarquia".

"Até então, era a Cáritas Diocesana de Beja que assumia o SAAS, desde 1 de setembro de 2016, financiado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE). Após o término do financiamento comunitário, o Centro Distrital da Segurança Social de Beja celebrou com a Cáritas um protocolo de continuidade do serviço, que agora encerra, devido à sua transferência para a Câmara de Beja, obrigando a Cáritas a afastar três técnicos afetos ao SAAS e a pagar as respetivas indemnizações aos mesmos, tendo sido veiculado o valor total de sete mil euros para a instituição social. O presidente da Cáritas Diocesana de Beja frisa que a Câmara assume as competências, mas não aceita os técnicos. Lamenta-se que a instituição veja agravadas as suas dificuldades por um acordo que não acautelou este problema", pode ler-se, também, no documento que chegou à nossa redação.

Neste contexto, o Grupo Parlamentar do PSD quer que o Governo responda se “o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social tem conhecimento de mais situações análogas? Se sim, quais as instituições sociais e municípios visados?” e ainda “Como prevê acautelar estas situações, em que os municípios passam a assumir diretamente serviços sociais que até então estavam a ser providenciados por instituições sociais e que, ao não incorporar os trabalhadores, além de desproteger os mesmos onera as instituições sociais em encargos laborais que lhe são alheios?”.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.