A CIMBAL recorda tratarem-se de investimentos “absolutamente fundamentais e há muito aguardados (…e prometidos!)” e frisa que “no seguimento dos anteriores contributos efetuados aquando do Plano Nacional de Investimentos 2030, reivindica a concretização, com recurso às verbas do PRR, entre outros, dos investimentos na rodovia, nomeadamente no IP8, com execução imediata do troço Santa Margarida do Sado/Beja (rotunda da Malhada Velha/Rotunda do Aeroporto), comportando via 2+2, com o percurso previsto no PRN e com perfil de Itinerário Principal. Conclusão da ligação até à Fronteira de Vila Verde de Ficalho com as mesmas características”. Pede, ainda, que no “IC 27” sejam concluídos “os troços em falta”. As palavras são de Jorge Rosa, presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL.
Quanto à ferrovia é requerido para “a Linha do Alentejo, a modernização e eletrificação da ligação Casa Branca – Beja – Ourique, assim como como a sua ligação à Funcheira. As questões climáticas, da habitação e do aeroporto de Beja são, igualmente solicitadas”, disse, ainda, Jorge Rosa.
A ligação do EFMA – Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva à albufeira do Monte da Rocha é solicitada, também, e justificada com o “elevado estado de maturidade do projeto que permite avançar rapidamente”. Esta ligação “reforçará o abastecimento público de água para consumo humano nos concelhos de Almodôvar, Castro Verde e Ourique e, parcialmente nos concelhos de Odemira e Mértola; irá ainda proporcionar cerca de 2800 hectares de novas áreas de regadio”, é relevado.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com