"É em Vila alva que estão as vinhas centenárias, assim como muitas das adegas do concelho de Cuba, que mantém até aos nossos dias a tradição da produção artesanal de vinho, com muitos dos seus habitantes a ter em casa o seu próprio tareco", é recordado pelo Município de Cuba.
Um dos momentos altos da iniciativa "Provando o Tareco" é a Rota pelas Adegas de Vila Alva, que acontece no sábado, dia 11, coincidindo este ano com o Dia de São Martinho, data em que se prova o vinho novo e neste caso, o do tareco.
A tenda das tasquinhas é outro dos aspetos que marca esta feira, oferecendo manjares típicos desta altura do ano, que "vão bem com o vinho novo".
"O Provando o Tareco" é "uma iniciativa importante para um concelho como o de Cuba onde a tradição da produção ancestral de vinho se mantém e onde a cultura associada às adegas, e tabernas, permanece viva, chamando a atenção de muitos visitantes que escolhem estas datas para visitar o concelho", lembra, ainda, a autarquia.
Assim, enquanto terra de vinho e de vinhas que é, Vila Alva tem no São Martinho a celebração de uma das suas manifestações mais populares: a abertura das talhas e a prova do vinho novo.
“Provando o Tareco” é um convite para visitar Vila Alva e para conhecer a autenticidade das suas gentes, através de um programa variado, que este ano acontece nos dias 10, 11 e 12 de novembro.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com