A edição de 2024 do Promove – O Futuro do Interior, um programa da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), concedeu apoios a fundo perdido a projetos destinados "a impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal".
Nos projetos apoiados no distrito de Beja está o do CEBAL, como promotor, e é referente aos "óleos essenciais como estratégia integrada para responder aos desafios da produção de ruminantes, tendo como domínio temático a criação ou consolidação de polos de atividade e inovação".
Outro dos projetos chama-se "QI 4.0 – Queijo Serpa DOP – A Inteligência Artificial na Produção Artesanal" e é da Associação de Produtores Queijo Serpa (APS). Neste caso a ideia é "desenvolver e aplicar algoritmos para a monitorização do processo de cura do Queijo Serpa DOP através da experimentação e testagem de ferramentas digitais e de conceitos baseados em “machine learning”, de forma a permitir uma melhoria qualitativa do produto final, maior garantia da segurança alimentar, menor impacto ambiental e maior sustentabilidade".
O terceiro projeto do distrito é o da Associação e Promoção de Frutos Secos e visa "a prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos, encontrando soluções para o aproveitamento e valorização da capota de amêndoa enquanto subproduto agrícola, através do seu aproveitamento para a alimentação animal nacional, fortemente condicionada pelas alterações climáticas e pelo contexto internacional".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com