Voltar

Atualidade

Programa Promove 2024 apoia oito projetos do Alentejo. Três são do distrito de Beja

Atualidade

Programa Promove 2024 apoia oito projetos do Alentejo. Três são do distrito de Beja

Foto: Facebook do CEBAL

45 projetos e ideias recebem apoio de 5,2 milhões de euros para valorizar o Interior do País. Dos projetos apoiados, oito são do Alentejo e três do distrito de Beja, nomeadamente o do Centro de Biotecnologia e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), o da Associação de Produtores Queijo Serpa e o da Associação e Promoção de Frutos Secos, todos pensados para darem respostas, em áreas específicas, no território.

A edição de 2024 do Promove – O Futuro do Interior, um programa da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), concedeu apoios a fundo perdido a projetos destinados "a impulsionar o desenvolvimento sustentável de regiões do interior de Portugal". 

Nos projetos apoiados no distrito de Beja está o do CEBAL, como promotor, e é referente aos "óleos essenciais como estratégia integrada para responder aos desafios da produção de ruminantes, tendo como domínio temático a criação ou consolidação de polos de atividade e inovação".

Outro dos projetos chama-se "QI 4.0 – Queijo Serpa DOP – A Inteligência Artificial na Produção Artesanal" e é da Associação de Produtores Queijo Serpa (APS). Neste caso a ideia é "desenvolver e aplicar algoritmos para a monitorização do processo de cura do Queijo Serpa DOP através da experimentação e testagem de ferramentas digitais e de conceitos baseados em “machine learning”, de forma a permitir uma melhoria qualitativa do produto final, maior garantia da segurança alimentar, menor impacto ambiental e maior sustentabilidade". 

O terceiro projeto do distrito é o da Associação e Promoção de Frutos Secos e visa "a prevenção de riscos naturais, reforço da capacidade de adaptação às alterações climáticas e gestão eficiente dos recursos, encontrando soluções para o aproveitamento e valorização da capota de amêndoa enquanto subproduto agrícola, através do seu aproveitamento para a alimentação animal nacional, fortemente condicionada pelas alterações climáticas e pelo contexto internacional".





PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.