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Projeto “Saberes e Sabores Tradicionais” junta Almodôvar e Associação de Empresários

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Projeto “Saberes e Sabores Tradicionais” junta Almodôvar e Associação de Empresários

Saberes e Sabores Tradicionais – Qualificação dos Produtos Locais para os Desafios do Presente e do Futuro é o novo projeto do município de Almodôvar, em parceria com a Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/AEBAL). O financiamento é garantido pelo Alentejo 2020 e a iniciativa arranca hoje em Almodôvar.

Fomentar “a competitividade dos produtos de base local, através da sua qualificação, com vista a assegurar as suas especificidades e autenticidade, potenciar a sua visibilidade e posicionamento na cadeia de valor e nos mercados e a melhoria da competitividade das pequenas e médias empresas da região” são as finalidades deste projeto, de acordo com os promotores.

“A produção de produtos regionais resulta, muitas vezes, da transmissão de saberes antigos, de pais para filhos, num determinado contexto cultural e regional. No entanto são produtos muito procurados e apreciados no País e até por turistas e que, devidamente qualificados, podem ter um aumento da sua visibilidade e poderão conseguir uma maior capacitação das micro, pequenas e médias empresas que atualmente os produzem”, refere António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar.

O Saberes e Sabores Tradicionais irá trabalhar com as pequenas e médias empresas da região em torno de um conjunto de produtos de base local selecionados pelas suas particularidades produtivas e pela sua ainda fraca colocação no mercado – água mel, aguardente de medronho, medronho (fruto), queijo de cabra (fresco e curado), bolo chibo e costas -, é revelado, também, na nota de imprensa enviada à nossa redação.

O arranque dos trabalhos será assinalado com três sessões de apresentação e degustação de produtos, que terão lugar em Almodôvar no dia de hoje e no dia 30, em Beja. As pequenas e médias empresas do território participam nestas sessões e a 3 de junho, em Évora.

"O projeto inclui a realização de um mapeamento das empresas, a elaboração de referenciais de produção e comercialização dos produtos de base local selecionados, a edição de um guião que servirá de base à definição de eventuais soluções e estratégias para o seu futuro, posicionamento nos mercados e a identificação de áreas com potencial para a inovação", é, igualmente, sublinhado.


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