Voltar

Educação

Projeto Azimute dá a conhecer herança islâmica e envolve alunos de escolas de Beja

Educação

Projeto Azimute dá a conhecer herança islâmica e envolve alunos de escolas de Beja

Foto: Museu Rainha Dona Leonor de Beja

O projeto Azimute é uma iniciativa que pretende estabelecer "uma ligação com a herança islâmica da cidade de Beja". É da responsabilidade da Fundação Aga Khan e está integrada no Plano Nacional das Artes e Desenvolvimento, sendo elaborada pela Mapa das Ideias. Simão Matos, professor do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja é membro integrante do projeto, em conjunto com o docente Jorge Caeiro.

Os alunos que participaram no desenvolvimento do projeto Azimute dividiram-se em grupos e trabalharam uma peça que faz parte do espólio deste espaço cultural da cidade. No final realizaram uma exposição que conta a história desses artefactos de origem muçulmana, como as talhas, um molde de amuleto, as tábuas corânicas, entre outros. 

A equipa da Mapa das Ideias que se deslocou à Escola Mário Beirão apresentou o projeto de uma forma "muito interessante", no entender de Simão Matos. Os alunos provaram os alimentos muçulmanos e ouviram música islâmica. "É sobretudo importante conhecer a cultura muçulmana, numa altura em que temos a presença desta comunidade na cidade", realça Simão Matos. 

A exposição do projeto Azimute pode ser visitada no Núcleo Museológico de Santo Amaro do Museu Rainha Dona Leonor de Beja. Nesta mostra, os visitantes podem ver cinco peças de origem muçulmana assim como os painéis expositivos que contam as histórias criadas pelos alunos sobre os artefactos que foram trabalhados em contexto de sala de aula.


PUB
PUB
PUB

Música, Documentário

Chico Baião em documentário pelo Coletivo Barafunda

Acabou de tocar...

Grande feira do Sul 2024 registada pela Voz da Planície, em fotografias

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.