Voltar

Atualidade

Projeto quer qualificar as empresas e potenciar produtos endógenos do Alentejo

Atualidade

Projeto quer qualificar as empresas e potenciar produtos endógenos do Alentejo

O projeto Saberes e Sabores do Alentejo foi apresentado esta semana no edifício do NERBE/AEBAL. O objetivo é potenciar os produtos endógenos da região, acrescentando-lhes valor, rentabilidade e, em simultâneo, ajudar os empresários a potenciar a sua comercialização e gestão. 

"Saberes e Sabores do Alentejo" nasce de uma parceria entre Almodôvar e o NERBE/AEBAL- Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral. Patrícia Romba, técnica do Gabinete de Comunicação e Imagem do Município de Almodôvar, explica a razão de se desenvolver este projeto. Começa por dizer que “toda a gente sabe pôr a mão na massa” e fazer aqueles produtos típicos, os produtos endógenos como os queijos frescos, a água mel, as costas alentejanas.

Sublinha que, não se quer ensinar nenhum produtor “a fazer aquilo que já sabe fazer”, mas sim ensinar o caminho para o sucesso. Patrícia Romba, para exemplificar, diz que “toda a gente sabe fazer um rissol”, porém se o soubermos vender, isto é, “dar-lhe uma capa de excelência”, dizendo que é um rissol com “recheio suave de creme de camarão” e “frito em óleo de girassol biológico”, o preço final vai acabar por valorizar.

O grande objetivo do projeto é, precisamente, qualificar as empresas e aumentar a produtividade e rentabilidade dos seus produtos, salvaguardando que “água mel vai saber sempre a água mel”, através do desenvolvimento de referenciais tanto para as receitas, como para a sua comercialização. Segundo disse, trata-se de “uma aposta no desenvolvimento regional do Alentejo”.


David Simão, presidente do NERBE/AEBAL, reforça a ideia de que estes pequenos negócios precisam de “ganhar escala” na sua produção e comércio. Refere que muitas vezes, neste tipo de empresas, acaba por ser o dono a exercer todas a funções e, neste sentido, precisam de ajuda para potenciar a sua gestão e marketing, de forma a aumentar as suas vendas e a sua rentabilidade. 

Os próximos passos são continuar a apresentar o projeto, a próxima sessão será em Almodôvar, no âmbito da Feira das Artes e Cultura. Futuramente serão elaborados os já referidos referenciais de produção, dos vários produtos que fazem parte deste estudo, realizar o mapeamento de empresas que os produzem e desenvolver referenciais de comercialização.

Posteriormente, o objetivo será partilhar a informação com o máximo de empresas possível para que todas possam tirar benefício.

O projeto “Saberes e Sabores do Alentejo”, traduz-se num investimento de 500 mil euros, é uma parceria entre o Município de Almodôvar e o NERBE/AEBAL, e conta com financiamento do Alentejo 2020, Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. 


PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Concertos

Buba Espinho esgota Coliseu dos Recreios e anuncia nova data

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.