Voltar

Educação

Professores prosseguem lutas por melhores condições laborais e carreiras

Educação

Professores prosseguem lutas por melhores condições laborais e carreiras

Os últimos dias têm sido de lutas para os professores, em todo o País. Em Beja, os docentes têm concentrações marcadas para hoje, e amanhã, junto às instalações dos estabelecimentos de ensino dos dois agrupamentos de escolas da cidade. 

As concentrações junto às escolas de Beja começaram no passado dia 4, prosseguiram no sábado, dia 07, frente à Câmara Municipal, e decorrem até quinta-feira, dia 12, nas imediações dos diversos estabelecimentos de ensino da capital de distrito, tal como a Voz da Planície tem noticiado.

O segundo período do ano letivo 2022/2023 começou no dia 3 de janeiro com greves de professores marcadas por diferentes sindicatos. São oito as estruturas, ligadas à educação, com ações a decorrer.

Neste contexto, recordamos que a Federação Nacional de Professores (Fenprof) entregou um abaixo-assinado no Ministério da Educação, no primeiro dia de aulas, contra a contratação de professores, por parte de diretores ou entidades locais. E que professores e educadores de infância estão a fazer um acampamento junto ao Ministério da Educação, até às 16h00, de sexta-feira, dia 13.

A Fenprof agendou, ainda, reuniões sindicais nas escolas e greve ao “sobretrabalho”, assim como às horas extraordinárias. O período de protestos começa segunda-feira, dia 16, e vai até 8 de fevereiro, com greve nacional em todos os distritos. No de Beja é no próximo dia 18. O plano de protestos da Fenprof termina a 11 de fevereiro, com uma manifestação nacional.

O Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) convocou, igualmente, uma greve parcial, desde o início do segundo período, ao primeiro tempo de aulas de cada docente. Esta estrutura sindical quer discutir com a tutela o fim das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões da carreira, a recuperação integral do tempo de serviço e o regime de mobilidade por doença.



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.