Em comunicado, a CNA afirma que "o esmagamento dos preços na produção, com inaceitáveis desequilíbrios na distribuição do valor ao longo da cadeia agroalimentar arrasta-se há anos sem que sucessivos governos tenham tido vontade política de resolver esta injustiça, o que tem levado ao empobrecimento e ao encerramento de muitas explorações agrícolas. Para os consumidores é cada vez mais caro pôr comida na mesa, enquanto as detentoras das principais cadeias de supermercados continuam a acumular lucros milionários ano após ano".
Em fevereiro deste ano, a Direcção-Geral para a Economia e Assuntos Financeiros da Comissão Europeia publicou um relatório onde alerta que "as margens e os lucros das empresas do sector da distribuição têm um peso considerável na inflação registada nos bens alimentares nos últimos anos", é frisado também.
A CNA pede que "o novo Governo intervenha para garantir o escoamento a preços justos para a produção nacional, com a aplicação de uma Lei que proíba pagar aos agricultores abaixo dos seus custos de produção e com a regulação e fiscalização da atividade da grande distribuição".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com