Voltar

Cultura

Prémio Joaquim Mestre 2024: "Inventor de esquecimentos", de António Canteiro, é o livro vencedor

Cultura

Prémio Joaquim Mestre 2024: "Inventor de esquecimentos", de António Canteiro, é o livro vencedor

Foto: ASSESTA

João Carlos Costa da Cruz, que assina as suas obras com o pseudónimo António Canteiro, venceu a 4.ª edição do Prémio Literário Joaquim Mestre 2024, com o romance "Inventor de esquecimentos".

Do júri do Prémio Literário Joaquim Mestre fizeram parte Ana Elias de Freitas, António Saez Delgado e Sara Rodi. A escolha dos jurados foi decidida por unanimidade.

De acordo com a apreciação do júri, a obra vencedora é "um texto muito consistente do ponto de vista do estilo e do desenrolar da narrativa. Tendo como tema central a memória - o que recordamos, como recordamos e porquê -, foge ao cliché do Alentejo romântico, explorando com mestria uma visão singular da identidade humana". Os jurados consideraram que "o título acompanha a qualidade do texto: é forte, sugestivo e adequado à trama explorada".

A cerimónia de entrega do prémio a João Carlos Costa da Cruz e de lançamento da obra vencedora vai decorrer na Biblioteca Municipal de Beja – José Saramago, em outubro deste ano, indicou a ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo, em comunicado.

Com periodicidade bienal, o galardão foi instituído, em 2017, pela ASSESTA, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, mas, com a extinção deste organismo (em dezembro passado), o novo parceiro passa a ser a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.