Voltar

Cultura

Prémio de Conto Manuel da Fonseca atribuído a "101 Contos-de-Bolso" de Teresa Meireles

Cultura

Prémio de Conto Manuel da Fonseca atribuído a "101 Contos-de-Bolso" de Teresa Meireles

A obra “101 Contos-de-Bolso”, de Maria Teresa Meireles, venceu a 14.ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, instituído pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal.

A cerimónia de entrega do prémio à vencedora, que assinou sob o pseudónimo "Navarro", está marcada para o dia 15 de outubro na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém.

De acordo com o município do distrito de Setúbal, em comunicado, o júri atribuiu por unanimidade o prémio à obra “101 Contos-de-Bolso” no “quadro do interesse crescente pelo microconto” em Portugal.

“A obra vencedora significa um renascimento desta espécie de narrativa, pela concisa explosão de sentidos, entre terna e boa disposição, sinalizando momentos do nosso quotidiano. Temos aqui uma prosa firme, a espaços lírica, sem excessos de linguagem, qual profixalia em tempos de consumismo também literário”, justificaram os jurados, citados no comunicado.

O primeiro prémio do concurso recebe um valor pecuniário de quatro mil euros e a obra será editada, no próximo ano, pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Maria Teresa Meireles é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras de Lisboa, fez Mestrado em Literatura Medieval Comparada e Doutoramento em Literatura Oral e Tradicional na Universidade Nova de Lisboa (UNL) - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e é autora de várias obras.

A escritora, que foi agraciada, este ano, com o Prémio Alves Redol, já tinha sido distinguida com menções honrosas nas duas últimas edições do Prémio de Conto Manuel da Fonseca.

O Prémio de Conto Manuel da Fonseca, de caráter bienal, procura distinguir uma coletânea de contos originais, escritos em língua portuguesa, por autor natural de qualquer país que integre a comunidade lusófona.

“Ao criar o Prémio de Conto Manuel da Fonseca, o município de Santiago do Cacém presta homenagem ao grande escritor santiaguense, figura incontornável da literatura portuguesa, e à sua obra, sobretudo através da forma narrativa do conto, em que o autor revelou toda a sua excelência”, sublinhou a autarquia.

Este ano, foram admitidos a concurso 54 obras literárias de autores de língua portuguesa.

O júri deliberou, ainda, atribuir duas menções honrosas, também por unanimidade, ao original “Histórias de homens e mulheres”, de Ana Filipa de Sousa Marques, pseudónimo Ana Eme, e à coletânea de contos “Fantasia de Cronos”, da autoria de Lídia Henrique Ferreira Vale, pseudónimo Pedro d’Alba.

O Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, instituído em 1995, presta homenagem a um “grande escritor" e “figura incontornável da literatura portuguesa”.

Manuel Lopes Fonseca (1911-1993), conhecido no mundo das letras como Manuel da Fonseca, foi poeta, contista, romancista e cronista.

Deixou obras como os romances “Cerromaior” (1943) e “Seara de Vento” (1958), vários volumes de poesia e também de contos, como “O Anjo no Trapézio” (1968) ou “O Fogo e as Cinzas” (1953).

Nas suas obras, marcadas pela intervenção social e política, relatou a dureza da vida no Alentejo, realidade que lhe era próxima.


PUB
PUB

Concertos

Cremilda Medina celebra Dia da Mulher no Pax Julia

Acabou de tocar...

PUB
BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.