Voltar

Economia

Eletricidade e gás mais caros em outubro. Aumento no gás pode chegar aos 16%

Economia

Eletricidade e gás mais caros em outubro. Aumento no gás pode chegar aos 16%

Foto: Freepik

A fatura da eletricidade e do gás vai ficar, em média, 9% e 16% mais cara para os clientes da Galp, a partir de 1 de outubro, refletindo o aumento do custo de aquisição de energia, adiantou a petrolífera.

"A Galp vai proceder a 1 de outubro a uma atualização dos preços de eletricidade e de gás natural com subidas médias de 9% e 16%, respetivamente, na fatura mensal para as potências contratadas e escalões mais representativos", avançou fonte da Galp, em resposta à Lusa.

Para um casal sem filhos, com uma potência contratada de 3,45 kilovoltamperes (kVa), pode estar em causa uma subida média de 2,6 euros na fatura mensal de eletricidade.

Já para um casal sem filhos no primeiro escalão de consumo de gás natural pode representar um aumento médio de 2,3 euros, sendo que a estes valores acrescem o IVA e outras taxas.

Segundo a empresa, não se registam subidas nas tarifas desde outubro de 2023 e os agravamentos agora anunciados refletem o aumento do custo de aquisição da energia nos mercados internacionais.

Conforme detalhou, estas subidas vão incluir o aumento de 5% das tarifas de acesso à rede (TAR) de gás natural, que também entra em vigor em outubro.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.