Voltar

Educação

Pós-Graduação do Instituto Politécnico de Beja gera o seu primeiro produto

Educação

Pós-Graduação do Instituto Politécnico de Beja gera o seu primeiro produto

Aluno de Pós-Graduação em “Gestão Sustentável do Sector Olivícola”, do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), desenvolveu um relógio moderno inspirado na “rica história ancestral do azeite nas civilizações”.

O IPBeja, em parceria com a ML Consultoria, a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do alqueva (EDIA) e a Olivum, projetou e realizou a Pós-Graduação “Gestão Sustentável do Sector Olivícola”, que decorreu de maio a novembro do presente ano.

O curso direcionado a executivos ou agentes do setor olivícola teve lotação esgotada na sua primeira edição. Um dos estudantes, Eugénio Tavares d’Almeida, natural de Serpa e empresário agrícola, tem uma outra paixão paralela à sua atividade, os relógios mecânicos. É atualmente diretor do Museu do Relógio, sediado em Serpa, que para além do acervo de cerca de três mil relógios mecânicos em exposição permanente, possui uma oficina de restauro de relógios antigos e procura desenvolver todos os anos um relógio da sua marca em homenagem a uma cidade ou região portuguesa.

Neste sentido, o Politécnico de Beja revela que foi “em plena aula, na Pós-Graduação, com a professora Isabel Baer, que "se fez luz" para criar uma ideia: a rica história ancestral do azeite nas civilizações e a convergência de consumo para a sociedade moderna permitiu a Eugénio Tavares d’Almeida encontrar um estímulo criativo para poder desenvolver um conceito de homenagem ao azeite através da sua paixão relojoeira”.

Foram desenvolvidos conceitos, esboços e desenhos técnicos de forma a criar um “relógio intemporal de estilo moderno e informal, que prestasse homenagem ao azeite e a todos os que laboram nesta mui nobre atividade”.

Hoje, dia 30 de novembro, o Museu do Relógio irá apresentar aos “Amigos do Museu” e convidados o seu próximo relógio, denominado “Az-zait”, que em árabe ancestral significa “sumo de azeitona”, evento este que decorrerá no Olibest, em Serpa.

O "Az-zait" só poderá ser adquirido num dos museus de Serpa e Évora ou online no website desta instituição. Eugénio Tavares d'Almeida recorda que "este projeto só foi possível fruto do dinamismo e network criado entre docentes e estudantes da Pós-Graduação que me deram inspiração para criar algo que poderá ficar para as próximas gerações e não algo que se esgota com o seu consumo".

As inscrições estão abertas para a segunda edição da mesma Pós-Graduação, que irá decorrer entre fevereiro e maio de 2023.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.