Voltar

Ambiente

Portugueses revelam muitos conhecimentos sobre alterações climáticas - inquérito

Ambiente

Portugueses revelam muitos conhecimentos sobre alterações climáticas - inquérito

Foto: Freepik

Os portugueses são dos cidadãos da União Europeia (UE) mais informados sobre as consequências das alterações climáticas, revelam as conclusões de um inquérito realizado pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI).

O inquérito sobre o clima centra-se no conhecimento que as pessoas têm sobre as alterações climáticas nas definições e causas, consequências e soluções. O inquérito envolveu mais de 30.000 pessoas na UE e em mais oito países.

Tendo em conta apenas os países da UE, Portugal ocupa a quarta posição em termos de conhecimento. Mas os autores do inquérito salientam que embora os portugueses compreendam as causas e as consequências das alterações climáticas, conhecem menos as soluções. A mesma tendência aplica-se ao resto da Europa.

Nas definições e causas das alterações climáticas o conhecimento dos portugueses é superior à média da UE (7,62 contra 7,21, numa escala de zero a 10), com apenas 3% dos inquiridos a afirmar que as alterações climáticas são uma falsa realidade (a taxa mais baixa de negacionistas da UE).

Nas consequências a pontuação de Portugal é muito acima da média europeia (8,67 contra 7,65), com 93% dos inquiridos a saber, por exemplo, que as alterações climáticas têm um impacto negativo na saúde humana, e 91% a referir que afetam o rendimento das culturas. A maioria, 85%, também apontou como outra consequência a subida do nível do mar.

Nas soluções (pontuação de 4,40 face a 4,25 de média da UE) o inquérito indica que 82% dos portugueses sabe que a reciclagem ajuda a atenuar as alterações climáticas, e 77% mencionou a importância dos transportes públicos.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.