Voltar

Agricultura

Portugal já comprou pelo menos três milhões de vacinas contra a língua azul

Agricultura

Portugal já comprou pelo menos três milhões de vacinas contra a língua azul

Foto: Freepik

Portugal já comprou, pelo menos, mais de três milhões de vacinas contra a língua azul, doença que afeta todos os distritos do continente, segundo os dados avançados pelo Governo, na Assembleia da República. As vacinas contra os serotipos um e quatro foram adquiridas pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), enquanto as para o serotipo três, detetado em 13 de setembro, são compradas pelas organizações de produtores.

Já contra o serotipo três da doença da língua azul, as organizações de produtores já aplicaram “100.000 vacinas”, tendo o Governo disponibilizado um apoio total de um milhão de euros para o efeito.

Em resposta aos deputados, numa audição conjunta com as comissões de orçamento, Finanças e Administração Pública e Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes esclareceu que, no que diz respeito ao serotipo três foram as organizações de produtores a avançar com a compra das vacinas, uma vez que o Estado está obrigado às regras de contratação pública, o que levaria a que as vacinas só chegassem “daqui a dois ou três meses”.

Em Portugal estão a circular três serotipos de língua azul, nomeadamente o BTV-4, que surgiu, pela primeira vez em 2004 e foi novamente detetado em 2013 e 2023, o BTV-1, identificado em 2007, com surtos até 2021, e o BTV-3, detetado, pela primeira vez, em 13 de setembro.

A vacinação de ovinos e bovinos contra os serotipos um e quatro é obrigatória. Já contra o serotipo três é apenas permitida.

A DGAV autorizou, temporariamente, três medicamentos contra a língua azul, dois dos quais ainda não estão disponíveis no mercado.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.