Voltar

Sociedade Estudos

Portugal acima da média no pensamento criativo dos estudantes - OCDE

Sociedade Estudos

Portugal acima da média no pensamento criativo dos estudantes - OCDE

Foto: Freepik

Portugal está entre os 12 países com desempenho acima da média ao nível do pensamento criativo, indica um novo relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

O relatório Resultados do PISA 2022 (Volume III): Mentes Criativas, Escolas Criativas avalia as capacidades de pensamento criativo de estudantes em 64 países e economias em todo o mundo, tratando-se da primeira vez que a questão é analisada nesta avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Os estudantes de Singapura ficaram em primeiro lugar, com “pontuações significativamente mais altas do que todos os outros países/economias participantes”, tendo atingido a média de 41 pontos num total de 60.

Mas 11 outros países também tiveram um desempenho acima da média da OCDE (33 pontos). Por ordem decrescente: Coreia, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Estónia, Finlândia, Dinamarca, Letónia, Bélgica, Polónia e Portugal (34 pontos).

De um modo geral, os sistemas onde é melhor o desempenho em pensamento criativo estão entre aqueles que também tiveram um desempenho acima da média da OCDE nos conhecimentos a Matemática, Leitura e Ciência, sendo Portugal uma exceção, com um desempenho próximo da média na avaliação destas competências e acima da média em pensamento criativo.

Também sistemas com um desempenho bem acima da média da OCDE em Matemática, Leitura e Ciências, como os da “República Checa, Hong Kong, Macau e Taipé Chinês”, ficaram agora próximos ou abaixo da média em pensamento criativo.



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.