Voltar

Ambiente Fotogaleria

“Por um modelo de Desenvolvimento Rural Transversalmente Sustentável”

Ambiente Fotogaleria

“Por um modelo de Desenvolvimento Rural Transversalmente Sustentável”


O GAIA Alentejo, o Movimento Alentejo Vivo e a Associação Ambiental Amigos das Fortes realizou na passada sexta-feira, em Beja, uma ação pelo mundo rural no dia da Greve Global pelo Clima”, na Praça da República. Neste evento foi aprovada uma “Carta Aberta- Por um modelo de Desenvolvimento Rural Transversalmente Sustentável”.

O documento foi enviado às câmaras municipais da região Alentejo, à EDIA, Direção Regional de Agricultura e Pescas, à ministra da Saúde, ao ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, ao ministro das Infaestruturas e Habitação, ao ministro da Agricultura, ao ministro do Ambiente e da Ação Climática e à ministra da Coesão Territorial.

No evento da passada sexta-feira, Miguel Encarnação, do GAIA Alentejo, explicou os motivos da ação e deixou uma pergunta: que futuro se pretende para a região Alentejo?.

Nesta carta aberta é referido, entre outros aspetos que “é essencial corrigir o curso no sentido de um modelo de desenvolvimento efetivamente sustentável, terminando com a poluição na aldeia das Fortes, revogando o perímetro de rega do Mira, criando corredores ecológicos e ilhas de biodiversidade em redor das povoações, habitações, espaços públicos e massas de água, assim como implementar zonas estratégicas para os próximos três anos.”

São referidas, também, nesta carta aberta: “ameaças à saúde pública, a exploração laboral, a inequidade social e económica, a destruição de património e dos recursos naturais de que dependemos e o desordenamento do território”. Este é um documento em que os três movimentos/associação solicitam “ações urgentes por parte de quem consideram ter responsabilidades neste processo.”


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.