Foi durante a FACECO 2023 que foi revelado que "em nascimentos, o concelho de Odemira representa 20 por cento do Baixo Alentejo e 30 por cento do Litoral Alentejano". Um "crescimento populacional que significa um verdadeiro desafio nas áreas da educação, da saúde e da habitação" e foi neste contexto que Hélder Guerreiro, presidente da Câmara Municipal, pediu respostas ao Governo, aproveitando a visita do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, à feira.
Hélder Guerreiro avançou aos jornalistas que “o Município está a requalificar 10 novas salas de aula, em São Teotónio, Brejão e Cavaleiro, para dar resposta às necessidades das crianças, filhas de imigrantes, que nascem no concelho. Nestas três localidades”, frisou, “as requalificações incidem em salas de aula destinadas a alunos do 1.º Ciclo. Já em Vila Nova de Milfontes, a pressão sente-se, essencialmente, ao nível do pré-escolar”.
O presidente da Câmara de Odemira sublinhou que “o Estado terá que ter mais despesa, mas essencial para a integração destas pessoas”. Neste contexto, Hélder Guerreiro revelou, ainda, que há “um investimento de quatro milhões de euros, já firmado com o Governo, para as escolas Secundária de Odemira, assim como para as EB 2,3 de São Teotónio e da sede de concelho”.
No que se refere aos serviços, entre eles saúde e justiça, as faltas são muitas, deixaram claro os autarcas do concelho de Odemira. Na habitação, as necessidades fazem-se sentir ainda mais ficou claro igualmente. E estas são matérias às quais daremos atenção, aqui na Voz da Planície, nos próximos dias.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com