Na documentação enviada à redação da Voz da Planície, a EAPN Portugal recorda que “a própria Comissão Europeia tem vindo a apontar a pouca eficácia das transferências sociais na redução da pobreza e indica o RSI como uma das medidas a ser melhorada”.
Perante os dados agora revelados, a EAPN Portugal sublinha que "não existir o RSI seria fragilizar ainda mais a vida de quem está numa situação de grande vulnerabilidade”, acrescenta. E recomenda que “agilizar a renovação, reduzir o tempo de espera para receber a prestação, são aspetos que contribuem para melhorar a cobertura da medida”.
Rede Europeia apela, também, "à mudança no panorama das prestações sociais” e refere a necessidade de se “assumir a pobreza e o combate à pobreza como um desígnio nacional”.
Os documentos da EAPN Portugal sugere que a “melhoria dos sistemas de proteção social e dos esquemas de rendimento mínimo devem ser uma das prioridades da Estratégia Europeia” e avança com a proposta de que seja criado “um fórum nacional composto por pessoas em situação de pobreza” para monitorizar e avaliar as medidas.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com