Voltar

Sociedade

Plataforma Água Sustentável contra captação de água do Guadiana no Pomarão

Sociedade

Plataforma Água Sustentável contra captação de água do Guadiana no Pomarão

Foto: Parque Natural do Vale do Guadiana

A Plataforma Água Sustentável (PAS) contestou, recentemente, o reforço do abastecimento de água ao Algarve através da uma captação no Pomarão, considerando-a "injustificável, seja qual for o ângulo pelo qual se analise".

“A PAS reafirma que fazer uma grande obra de engenharia, com enormes impactos ecossistémicos e sociais, para permitir o aumento a área da agricultura intensiva, poluente e gastadora do recurso escasso, que é a água, que todos os estudos apontam para que ainda o será mais no futuro, não é justificável”, refere a plataforma que agrega treze entidades.

O projeto que esteve em consulta pública até à passada semana prevê a captação de água superficial na zona estuarina do rio Guadiana, na proximidade da povoação de Mesquita, a montante do Pomarão, no concelho de Mértola, e a construção de uma conduta até à albufeira de Odeleite, no concelho de Castro Marim.

Segundo a PAS, o Plano de Eficiência Hídrica do Algarve (PREHA) indica que a captação de água no Guadiana, a jusante de Alqueva, tem como objetivo criar condições para os novos regadios propostos que se situam no sistema Beliche-Odeleite.

A plataforma ambientalista considera que apresentar este projeto sem a prévia concordância de Espanha e da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), é uma “irresponsabilidade, quer pela perda de tempo, quer pelo desbaratar de oportunidades, quer ainda pelo desperdício de dinheiro público gasto no pagamento do ‘design’ do projeto”.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.