Voltar

Política

Orçamento do Estado “retira mais poder de compra às famílias”, dizem Os Verdes

Política

Orçamento do Estado “retira mais poder de compra às famílias”, dizem Os Verdes

Em comunicado, o Partido Ecologista Os Verdes considera que o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) não responde às necessidades dos portugueses, numa altura em que enfrentam mais dificuldades devido ao aumento do custo de vida.

“O aumento muito significativo do custo de vida, desde os bens alimentares até á habitação, está a criar dificuldades reais aos cidadãos e a contribuir para uma maior incapacidade, por parte de muitas famílias, de satisfazerem as suas necessidades básicas”, destaca o PEV.

De acordo com este partido “estatísticas recentes demonstram que a pobreza aumentou em Portugal, atingindo dois milhões de pessoas”, somando-se a este número, “quatro milhões que se encontram em risco de pobreza”.

Para o PEV, esta “dura realidade” poderia ser colmatada através do OE2023, porém a proposta “retira mais poder de compra às famílias através de uma diminuição real de salário e de pensões”.

Os Verdes consideram igualmente que o OE2023 não prevê “soluções e investimentos adequados e eficazes para garantir a melhoria de serviços públicos essenciais, como a saúde e educação”.

No comunicado diz ainda que o orçamento vai contribuir para o "aumento das desigualdades sociais em 2023" e que “a vida quotidiana dos cidadãos não será facilitada, enquanto que os grandes grupos económicos e financeiros continuarão com todas as condições para garantir os seus lucros avassaladores”.

O PEV  realça que “é preciso fomentar a produção nacional e dinamizar a economia interna, para a qual as micro, pequenas e médias empresas são determinantes, assim como o poder de compra dos portugueses”.

Os Verdes lamentam, ainda, que o OE2023 não contemple “respostas fundamentais com fortes impactos na melhoria dos padrões ambientais do País, e mitigação dos problemas globais como as alterações climáticas”.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.