Nos trabalhos da Conferência Interparlamentar participaram os deputados nacionais, membros do Parlamento Europeu, a Ministra da Coesão e Reformas e da Agricultura, a Ministra da Agricultura e os Comissários Europeus de Agricultura e Mar, com uma organização da Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar, presidida por Pedro do Carmo.
Na sua intervenção, o deputado do PS eleito por Beja defendeu que, “não há nenhuma razão válida para que as políticas europeias e os instrumentos de apoio não respondam aos desafios estruturais e as novas realidades. Não respondam às pessoas e aos territórios. É possível transformar a vida das pessoas, as atividades económicas e os territórios, como fizemos com o projeto do Alqueva, no Alentejo, em Portugal.”.
Pedro do Carmo, sustentou ainda que “quando foi preciso manter as cadeias de abastecimento alimentar, os nossos produtores disseram presente, sem hesitações, embora tivessem sofrido os Impactos negativos da redução das dinâmicas humanas e dos condicionamentos impostos a setores com relevância para o escoamento da produção agroalimentar.”.
Conclui referindo que "a Europa e os seus Estados Membros precisam de toda a capacidade produtiva do Mundo Rural, de pequenos e grandes agricultores, de pequenas e grandes produções, para enfrentar os desafios de sempre e as novas realidades”, reforça que não se deve “deixar ninguém para trás” realçando que “precisamos de estar sintonizados com as pessoas e com os territórios rurais.”
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com