Voltar

Política

Pedro do Carmo acusa Comissão Técnica Independente de "dizer o óbvio sobre aeroporto de Beja"

Política

Pedro do Carmo acusa Comissão Técnica Independente de "dizer o óbvio sobre aeroporto de Beja"

"A Comissão Técnica Independente, que estuda a localização de um novo aeroporto, elaborou um relatório com propostas para o aumento da capacidade operacional do congestionado Aeroporto Humberto Delgado, em que diz o óbvio", sublinha o comunicado de Pedro do Carmo, deputado do Partido Socialista (PS) , eleito por Beja, que chegou à nossa redação.

"O Aeroporto de Beja pode e deve ser mais utilizado para voos de carga e charters, libertando espaços no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Não diz de forma clara, mas podia sustentá-lo que o Aeroporto de Beja poderia ser ainda mais utilizado como alternativa comercial para gestão dos fluxos de tráfego de passageiros do Aeroporto de Lisboa e do Aeroporto de Faro devido às condicionantes nas acessibilidades a esses pontos de referência. Não sei se o despertar para a evidência se deveu à reiterada utilização do nosso aeroporto para transporte de passageiros em voos não comerciais dos últimos meses. Mais vale tarde do que nunca", deixa claro Pedro do Carmo.

"Há muito tempo que defendemos a valorização da infraestrutura aeroportuária de Beja como alternativa ao esgotamento de Lisboa ou complemento às disponibilidades a Norte e a Sul. Fizemo-lo junto do Governo, da ANA, desta comissão e das principais companhias aéreas low-cost. Cada dia que passa, só não é um dia perdido porque a realidade tem contrariado a falta de visão estratégica na valorização do potencial existente. É óbvio que o Aeroporto de Beja é uma opção a considerar, nesta fase de esgotamento de Lisboa e no futuro com um novo aeroporto. É opção, porque existem situações similares de aeroportos na Europa distanciados das cidades de referência, servidos por adequadas infraestruturas rodoviárias e ferroviárias". E "porque a coesão territorial é um desafio decisivo do País, para inverter tendências negativas dos territórios do Interior e gerar novas dinâmicas positivas para as economias locais, para as comunidades e para o país como um todo", advoga o comunicado do deputado socialista.

Pedro do Carmo termina dizendo que "a Comissão que agora disse o óbvio deve apontar a valorizar o potencial que existe e vai sendo utilizado de forma crescente. É preciso assegurar que quem decide não é arrastado pela realidade, mas tem a capacidade de impulsionar uma visão prospetiva e dinâmicas positivas. Espera-se mais que o óbvio, um rasgo decisivo que acrescente. Há hoje no Baixo Alentejo e no mundo rural um conjunto de dinâmicas positivas para a região e para o país que queremos. O Aeroporto de Beja tem potencial agora e no futuro."



PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.