João Dias, o deputado do PCP eleito por Beja, identifica os problemas que as instalações atuais têm, referindo, entre outros aspetos a ausência de área pediátrica.
No documento é recordado que estes problemas “crónicos são conhecidos da administração da ULSBA”, que “já foi equacionada a possibilidade de se construir um novo edifício que responda as condições regulamentares exigidas” e que se pode “concluir que o SUB de Castro Verde tem como missão garantir a prestação de cuidados de saúde em situações de urgência/emergência, face à sua centralidade”. É recordado, também, que “importa realçar que este serviço presta apoio em situação de urgência/emergência e situações de catástrofe a duas unidades extrativas de minério: Somincor, situada no concelho de Castro Verde, uma das maiores empresas mineiras de cobre e zinco da Europa, com cerca de 2000 trabalhadores e Almina situada em Aljustrel, com um total de 500 trabalhadores”.
João Dias lembra, igualmente, que foi o PCP quem denunciou as dificuldades deste serviço e que avança agora com esta recomendação ao Governo de se tratar com urgência do novo edifício do SUB de Castro Verde.
O projeto de resolução do PCP recomenda que se “atribua ao Conselho de Administração da ULSBA a competência para desencadear os procedimentos necessários à construção do novo edifício especificamente para o SUB de Castro Verde”. Que se “proceda ao investimento necessário com vista à construção de um novo edifício que responda às condições exigidas para o funcionamento” deste serviço. Que defina a calendarização da execução da obra na sua totalidade, assim como proceda à abertura de concurso público para a execução da empreitada” e que se “assegure a contratação efetiva dos profissionais de saúde, integrados em carreiras com vínculo público, que garantam o seu adequado funcionamento”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com