Foi neste âmbito que o PCP realizou, no passado domingo, 23, em Ferreira do Alentejo, um conjunto de visitas e contactos com produtores de cereais, procurando auscultar as dificuldades que estão colocadas e simultaneamente dar a conhecer as medidas" deste partido.
Nesta iniciativa, o deputado, eleito pelo distrito, João Dias, esteve no terreno e garantiu à nossa rádio que ouviu os produtores dizerem que "a permanecerem as circunstâncias atuais", ou seja, "a diminuição de agricultores dedicados aos cereais pois o rendimento retirado não justifica, daqui a dois ou três anos deixa de existir no Alentejo esta produção".
O deputado do PCP sublinhou que "hoje os cereais são produzidos com regadio" e que "devido às dificuldades que os agricultores reportaram, o Alentejo vai transformar-se num enorme campo de produção de olival superintensivo por ser o mais lucrativo".
Para contrariar estas perspetivas, o Grupo Parlamentar do PCP vai propor, na Assembleia da República, nesta quinta-feira, 28, que "a produção de cereais, nomeadamente o projeto de lei que visa a realização do cadastro nacional de solos com especial aptidão para a produção de cereais, e a definição de medidas para acompanhamento da execução da estratégia nacional para a promoção da sua produção" - seja debatido nesta data.
"No atual quadro de crise, continuam a faltar estratégias e medidas concretas para combater o abandono das atividades agrícolas e agropecuárias, para incentivar a produção nacional de bens alimentares essenciais, com destaque para o sector dos cereais. É necessário implementar medidas concretas capazes de recuperar a produção nacional de cereais", defende João Dias.
"Numa matéria de elevada importância para o País, como é a produção de cereais, o PCP apresenta agora uma iniciativa legislativa que pretende por um lado garantir proteção aos solos com boa aptidão agrícola para a produção de cereais, promover a produção de cereais e garantir o seguimento, no concreto, do que vai sendo posto em prática no âmbito da Estratégia Nacional para a Promoção da Produção de Cereais", é adiantado no documento do PCP enviado à nossa rádio.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com