Voltar

Saúde

Saúde: PCP exige a “retoma das consultas nas extensões de saúde” do distrito

Saúde

Saúde: PCP exige a “retoma das consultas nas extensões de saúde” do distrito


A Voz da Planície começa a revelar, a partir de hoje, os impactos, com atenções centradas no combate ao Covid-19, sentidos no “estado da saúde” no distrito. “A manutenção dos cuidados de saúde de proximidade” tem-se mostrado “insuficiente”, diz o deputado do PCP, eleito por Beja. João Dias questionou o Governo, em março passado, e pediu a “retoma das consultas nas extensões de saúde” do distrito.

O estudo publicado em julho deste ano, pelo periódico Lancet Global Health, afirmava que “o impacto da pandemia” no tratamento de outras doenças “varia de acordo com a extensão em que as intervenções precisam durar, causando longas interrupções nas atividades”. Também em julho, o “Público” referia que o SNS realizou “menos 902 mil consultas e 85 mil cirurgias em maio”, que “nos hospitais as regras de segurança mantêm-se apertadas para reduzir risco de infeção” e que foi possível, mesmo assim, “aumentar o número de doentes operados e de consultas presenciais, embora se mantenha a aposta na telemedicina.” Estas são algumas das preocupações que têm vindo a ser divulgadas. “No caso do distrito de Beja, tendo em atenção as suas características geográficas e a população envelhecida que o habita, as questões da saúde ressentiram-se na manutenção dos cuidados de proximidade, principalmente nas sedes de concelho”. Isto mesmo denunciou o deputado do PCP, eleito por Beja, João Dias, ainda em março passado, chamando a atenção do Governo, em requerimento, para esta problemática.

Passados cinco meses, em julho, o PCP recebeu do Governo a justificação de que “o encerramento das extensões de saúde no distrito, ou a mudança de horários e de serviços nas mesmas se devia ao facto, das respostas existentes estarem canalizadas para o combate ao Covid-19”. Neste contexto, João Dias afirma que “é urgente a retoma das consultas nas extensões de saúde do distrito”, frisando que “há concelhos", entre eles, o de Ferreira do Alentejo e de Aljustrel, "onde todas estão encerradas e com problemas antigos por resolver”.

Para o PCP, recorda o deputado João Dias, “os problemas das respostas de saúde no distrito são antigos e têm sido deste sempre denunciados pelo partido, que tem apresentado, igualmente, propostas para a sua resolução”. “Durante a pandemia”, frisa, “o facto das respostas existentes estarem direcionadas só para o Covid-19 tem dificultado o tratamento de outros problemas e de novos casos de doença”. O PCP defende, igualmente, avança João Dias, “uma maior aposta nos cuidados de saúde domiciliários”. O deputado deixa claro, ainda, que o seu partido vai “continuar a exigir a retoma, urgente, das consultas nas extensões de saúde do distrito”.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.