No âmbito das Jornadas, a líder parlamentar Paula Santos e o deputado eleito por Beja, João Dias, deslocaram-se até Vila de Frades, para visitar adegas que produzem o vinho de talha, uma técnica de produção artesanal milenar. Na ocasião, os deputados mantiveram contacto com produtores e também com Rui Raposo, Presidente da Câmara Municipal de Vidigueira. O autarca referiu que existem, neste momento, cerca de 70 adegas nas vilas de Vila de Frades e Vidigueira, número que tem vindo a decrescer, tendo mesmo conhecido uma "grande queda" há cerca de 50 anos.
Recordamos que a Câmara Municipal de Vidigueira entregou, em setembro último, a inscrição deste vinho no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial para entregar, depois, o dossiê de candidatura à Comissão Nacional da UNESCO, sendo que, neste momento decorre a avaliação da Direção-Geral do Património Cultural.
Pelo PCP, Paula Santos referiu que o partido apoia essa candidatura, tendo salientado que o vinho de talha é um “bom exemplo” das “enormes potencialidades” e “da riqueza” do distrito de Beja.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com