A Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do Partido Comunista Português (PCP) reuniu-se e avança que vai, em setembro, fazer uma jornada de luta para “reafirmar as suas propostas para o desenvolvimento da região”. Segundo José Maria Pós-de-Mina, da DORBE, estas propostas "têm estado desde sempre na agenda deste partido por serem matérias determinantes para este território e não por estarem na moda".
No comunicado, é afirmado que “não há visão, nem soluções para o distrito de Beja, em questões de acessibilidades. Não há IP8, nem estradas nacionais que não sejam um buraco pegado. Não há Aeroporto em funcionamento e de há uns anos a esta parte, nem uma linha de comboio digna temos”.
A DORBE do PCP diz que é “preciso uma estratégia integrada de acessibilidades para o Alentejo, no que respeita aos modos de transporte ferroviário, rodoviário e aeroportuário, que poderia ser a alavanca do desenvolvimento da região”. E é neste contexto que o PCP vai promover “no mês de setembro, uma ação de luta por melhores condições nas infraestruturas e nos diversos tipos de transporte que pouco servem a nossa região”, tal como sublinha, igualmente, José Maria Pós-de-Mina.
Frisa, ainda, a nota de imprensa da DORBE do PCP, que “as promessas de investimento repetem-se, em período eleitoral, e nunca chegam a ser concretizadas ou são avançadas para daqui a uns anos”.
Revela, também, que a população tem feito chegar a este partido “preocupações que envergonham o distrito” em matéria de acessibilidades.
Problemas “velhos” como “carruagens antigas, sem ar condicionado, muitas vezes sem cumprir horários, as esperas intermináveis em Casa Branca e as alturas em que a bilheteira da estação da capital de distrito está fechada, pois só tem uma trabalhadora, impossibilitando, a muitos, a compra antecipada de bilhete e a obtenção de informações”, continuam a ser apontados na linha férrea que liga Beja a Lisboa.
É recordado, contudo, que “apesar das condições que apresenta, cada vez mais população utiliza este meio de transporte para viajar. O preço ainda vai sendo atrativo tendo em conta o aumento dos combustíveis”.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com