Manuel da Fonseca, escritor alentejano, nascido em 1911 em Santiago do Cacém, descreveu como ninguém a miséria, a fome e a opressão a que o povo alentejano foi submetido durante a ditadura Salazarista. Nome maior da literatura portuguesa, ligado ao movimento neo-realista, é dono de uma vasta obra literária e poética, onde se destacam, "O Fogo e as Cinzas", "Cerro Maior" ou "Seara de Vento" a que se juntam centenas de poemas, muitos deles musicados, gravados e editados em disco.
Ao longo da sua carreira, o músico Paulo Ribeiro tem-se cruzado por diversas vezes com a obra de Manuel da Fonseca. Ao convite da Voz da Planície para gravar um tema à sua escolha para celebrar Abril, Paulo Ribeiro voltou a dar voz à poesia de Manuel da Fonseca, escolhendo Caminhos do Alentejo, tema que já tinha gravado no seu último trabalho discográfico e também no último disco dos “Tais Quais”.
Gravado num só take na sua casa em Beja, ao Paulo Ribeiro juntou-se o amigo de longa data Jorge Moniz, na sua casa no Barreiro para colocar no tema o acompanhamento instrumental.
E tudo isto, apenas, para celebrar Abril!
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com