Voltar

Política

PAN quer limitar publicidade a jogos e apostas tipo “raspadinha”

Política

PAN quer limitar publicidade a jogos e apostas tipo “raspadinha”


O PAN afirma, com base num estudo, que cada pessoa gasta em média 160 euros por ano em raspadinhas, o que faz de Portugal o país da Europa onde mais dinheiro per capita se gasta neste tipo de jogo. Neste sentido, o grupo parlamentar propõe em projeto de lei, entre outros pontos, que passe a haver a restrição de publicidade a jogos e apostas nos meios de comunicação social.

De acordo com o estudo de Daniela Vilaverde e Pedro Morgado, que dá conta desta realidade, esta deve-se a vários fatores, entre os quais se destaca a “falta de literacia sobre os riscos de adição associados à prática destes jogos e a existência de um contributo da publicidade e da comunicação social” que “passam a ideia de que este é um tipo de jogo em que se pode ganhar muito com pouco”.

Com o presente projeto de lei o grupo parlamentar do PAN, seguindo algumas das recentes recomendações da DECO, pretende “introduzir um conjunto de seis alterações ao Código da Publicidade ao qual se juntam duas medidas complementares de prevenção dos riscos de comportamentos aditivos associados ao jogo e às apostas.”

Primeiramente, o PAN propõe que passe a haver a “restrição de publicidade a jogos e apostas, na televisão e rádio, entre as 7h00 e as 22h30”, à semelhança do que acontece com as bebidas alcoólicas.

Relativamente à publicidade de jogos e apostas na internet, o grupo parlamentar propõe que “as entidades promotoras passem a ter de disponibilizar um mecanismo que permita a autoexclusão dos respetivos destinatários ou potenciais destinatários.”

Com o objetivo de prevenir os riscos de comportamentos aditivos associados ao jogo e às apostas e reforçar a literacia dos consumidores sobre tais riscos, o grupo parlamentar propõe que “a respetiva publicidade passe a ser obrigatoriamente acompanhada de uma advertência para os riscos do uso excessivo do jogo e das apostas, sob a forma de mensagem informativa.”

É importante também que se clarifique que “as limitações de publicidade aplicáveis às crianças e jovens se aplicam também à publicidade na internet”, e por último, o projeto-lei propõe uma clarificação no sentido de que “as limitações legais de publicidade aos jogos e apostas, que atualmente estão consagradas no Código da Publicidade, sejam igualmente aplicadas às raspadinhas.”


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.