A ACOS - Associação de Agricultores do Sul – entidade organizadora do evento – tem como meta colocar em diálogo e em discussão o que está em causa quando se fala de agricultura, agricultores, sustentabilidade, soberania alimentar, biodiversidade, Política Agrícola Comum, alterações climáticas, cultura urbana e cultura rural, informação e contrainformação, tal como explica Claudino Matos, diretor-geral da ACOS.
A entidade organizadora refere, ainda, que “apesar de bem-sucedida em formato digital, e que se pode repetir em alguns colóquios, a Ovibeja é sinónimo de partilha, de celebração dos encontros e da amizade. De festa. É sinónimo de inovação. De oportunidade comercial.” Significa reflexão e reivindicação. É feita da presença de todos. Isto significa que está tudo a ser feito para regressar ao seu formato normal em 2022.
Um dos grandes destaques do evento de 2022, é avançado igualmente, é o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, realizado pela ACOS em parceria com a Casa do Azeite. Esta que vai ser a 11ª edição, já está em preparação e tem sido "classificado ao longo dos últimos anos como o melhor do mundo, ex-aequo com o Mario Solinas, do Conselho Oleícola Internacional, no ranking do World’s Best Olive Oils", lembra, também, a organização.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com