Voltar

Cultura

"Ouvidos ao vento" no fim de semana, em Beja. Hoje há propostas para Alcoutim, Casa do Alentejo e Grândola

Cultura

"Ouvidos ao vento" no fim de semana, em Beja. Hoje há propostas para Alcoutim, Casa do Alentejo e Grândola

Amanhã, e domingo, pode ver em Beja o resultado do projeto "Ouvidos ao vento", nas instalações da Santa Casa da Misericórdia. Pode ir até Alcoutim, à Biblioteca Municipal, ver a exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”, da Comunidade Intermunicipal do Baixo do Alentejo (CIMBAL). A Casa do Alentejo, em Lisboa, pode ser outra opção pois recebe hoje a a apresentação do livro “Casa do Alentejo - Cultura, Liberdade e Solidariedade”, para assinalar os 100 anos desta instituição. E em Grândola há Feira do Chocolate.

Neste sábado, e neste domingo, às 16h30, as instalações da Santa Casa da Misericórdia de Beja, recebem o resultado do projeto "Ouvidos ao vento". 

Trata-se de uma "performance cocriada pela Ondamarela e comunidades de Beja, com a participação de Associação Arruaça, Cantadores do Desassossego, Centro Social do Lidador – Projeto Com_Vida, Cercibeja, Chamadarte - Associação Sócio-Cultural, Oficinas de Teatro da Sociedade Filarmónica Capricho Bejense e da Universidade Sénior de Beja, Oficina Os Infantes, Ressurrectos - Associação Cultural, e outros elementos da comunidade da capital de distrito.

A organização desta iniciativa é da responsabilidade do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e o Município de Beja.

A exposição “O Lince na Península – Conectar Territórios e Consolidar Populações”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Baixo do Alentejo (CIMBAL), no âmbito do projeto Life Lynxconnect, está patente ao público na Biblioteca Municipal de Alcoutim, com o apoio da Câmara Municipal de Alcoutim.

"O objetivo da exposição é apresentar à sociedade portuguesa o trabalho realizado, em andamento e planeado para o futuro, no âmbito da conservação do Lince-ibérico. A vertente de proximidade desta iniciativa vai decorrer nos 13 municípios integrantes da CIMBAL, além de três municípios do Algarve (Alcoutim, TavirA e Silves) e ainda em Lisboa. A exposição desenvolvida pela CIMBAL, parceira do projeto Life Lynxconnect, com o apoio técnico e científico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), pode ser visitada até dia 30 deste mês.

O projeto Life Linxconnect tem como objetivo central o aumento da população de lince-ibérico e reforçar a conectividade entre as subpopulações de Portugal e Espanha. Este projeto, que agrega 20 parceiros ibéricos, tem como beneficiário coordenador a Consejería de Agricultura, Ganadería, Pesca y Desarrollo Sostenible da Junta de Andaluzia, e por parte de Portugal, para além da CIMBAL, participam como parceiros a Infraestruturas de Portugal (IP) e o ICNF, explicam as entidades responsáveis.

A Casa do Alentejo recebe hoje o lançamento do livro “Casa do Alentejo - Cultura, Liberdade e Solidariedade”, uma obra que pretende assinalar o centésimo aniversário desta instituição. O lançamento está marcado para esta sexta-feira, às 17h00, na sua sede, situada na Rua das Portas de Santo Antão, em Lisboa.

Este livro é um contributo de cerca de 50 investigadores para um melhor conhecimento do Alentejo e da sua histórica “Embaixada Cultural” em Lisboa. Lançado pelas Edições Colibri, tem a coordenação de Rosa Calado e Fernando Mão de Ferro.

A apresentação do livro estará a cargo de Ana Paula Amendoeira, diretora Regional de Cultura do Alentejo, e Santiago Macías, diretor do Panteão Nacional.

O lançamento da obra está integrado nas comemorações do Centenário da Fundação da Casa do Alentejo, um espaço criado por alentejanos que procuravam, através do convívio, práticas culturais e ações solidárias, minimizar as saudades do seu território e das suas gentes. 100 anos depois, a Casa do Alentejo continua aberta ao mundo, divulgando os mesmos valores, recebe as manifestações sociais e culturais, inspiradas nos valores da Paz, da Justiça Social e da Liberdade.

A Feira de Chocolate está de regresso a Grândola e nesta 12.ª edição junta os sabores de São Martinho. Quem se deslocar ao Parque de Feiras e Exposições vai encontrar mais de 60 expositores de mostra e venda de chocolate, saborear o melhor da gastronomia regional no espaço das tasquinhas e degustar autênticas iguarias confecionadas pelos conceituados chefes que durante os três dias do certame vão dinamizar o espaço do Show Cook.

O certame promovido pelo Município de Grândola apresenta ainda Estátuas e Gigantones de Chocolate, o Bobo de Chocolate, Marionetista Chocolateiro Gigante e a Marioneta, o Choco Louco e o Chef Dueto. De resto a animação é um dos ingredientes principais da Feira. O programa inclui ainda performer de manipulação de fogo pelo grupo Malatisch nos primeiros dois dias. No domingo, o Grupo Malatisch apresenta animação circense e a dupla Charneca e Sérgio Gomes promete soltar muitas gargalhadas. Para o último dia do certame, Dia de São Martinho, está ainda reservado um magusto com a participação das associações do concelho e a presença dum “Vendedor de Castanhas” especial: António Santos, recordista do Guinness com a estátua alusiva ao São Martinho.

Neste sábado a boa disposição e o humor estão garantidos com o Rouxinol Faduncho “Mais do Mesmo”, protagonista do espetáculo da noite.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.