Esta Unidade, no concelho de Ourique, serve 30 utentes e tem 40 funcionários com salários em atraso. Os utentes começaram, hoje, a ser transferidos para outras unidades com este tipo de resposta, nomeadamente para as de Serpa, Mértola, Santiago do Cacém, Odemira, Grândola, Montemor-o-Novo, Ponte Sôr, Portel, Elvas e Alter do Chão. A Voz da Planície tentou chegar à fala com os responsáveis da Associação, que ao que tudo indica, estará em processo de “insolvência”, e com o médico Miguel Cardoso, detentor do edifício e do terreno onde funciona a Unidade, mas não foi bem-sucedida. Fez, a nossa estação, também, vários contactos e conseguiu apurar que o médico Miguel Cardoso teria como projeto, para edifício e terreno, a construção de um lar residencial para idosos.
Nesta altura de eleições legislativas há candidaturas que defendem mais respostas para a população sénior, entre elas mais unidades de cuidados continuados no distrito. E foi neste contexto, que a a comunicação social foi informada, por João Dias, cabeça de lista da CDU pelo distrito, que esta Unidade, a de Garvão, iria fechar. João Dias mostrou-se preocupado com esta situação e frisa que “deixa o distrito com menos uma resposta nesta área”. O deputado pede a intervenção do Ministério da Saúde nesta instituição.
João Dias identificou diz que são "poucas as unidades de cuidados continuados do distrito", deixando claro que estão “entregues às respostas sociais existentes” e que é preciso “uma maior intervenção do Estado nesta matéria”.
A Voz da Planície não conhece os motivos da “insolvência” da Associação responsável pela Unidade de Cuidados Continuados de Garvão, mas sabe que esta resposta foi construída de raiz para o efeito. E que a “Associação de Solidariedade Social Futuro de Garvão” efetuou na mesma, um investimento superior a 1 milhão de euros, sendo que a Administração Regional de Saúde do Alentejo, no âmbito do “Programa Modelar”, comparticipou num valor de cerca de 722 mil euros.
Foto: Bussola.pt
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com