Voltar

Cultura

Ourique celebra nono aniversário do cante com espetáculo no Cineteatro Sousa Telles

Cultura

Ourique celebra nono aniversário do cante com espetáculo no Cineteatro Sousa Telles

O evento, organizado pelo Município de Ourique, tem como objetivo divulgar e promover o cante alentejano, valorizar a identidade cultural e dinamizar o convívio, a partilha e a troca de experiências entre público e cantadores. A celebração realiza-se neste domingo, no Cineteatro Sousa Telles.

As comemorações do nono aniversário da classificação do cante alentejano como património da humanidade começam, às 16h00 deste domingo, no Cineteatro Sousa Telles, com a atuação de vários grupos corais do concelho e a participação especial do professor Vítor Encarnação, que abordará o tema do cante alentejano enquanto património cultural.

Neste espetáculo atuam o Grupo Coral Infantil do concelho de Ourique, o Grupo Coral Alma Alentejana de Garvão e o Grupo Coral de Ourique. 

"O Município de Ourique tem mantido um forte compromisso na valorização das marcas de identidade que contribuem para o desenvolvimento individual e comunitário. Nesta linha de pensamento, Ourique ao valorizar as marcas da sua identidade, tem integrado diversas expressões, tradições e eventos que são referência locais, regionais e nacionais. O cante alentejano é uma expressão singular do sentir e da expressão dos baixo alentejanos, reconhecida pela UNESCO como património da humanidade, que integra as dinâmicas da comunidade educativa.

Assente nesta premissa, o município num projeto liderado pelo professor José Diogo Bento, apostou nos últimos três anos, na introdução em contexto escolar de Oficinas de Cante Alentejano, integradas no Projeto Educativo Municipal, cujo objetivo é valorizar a cultura popular tradicional e incentivar os mais novos a dar continuidade ao cante alentejano, numa abordagem lúdica e pedagógica, sublinhando a importância da valorização da educação pela arte", lê-se no documento enviado à nossa redação.


PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.