“Em 2019, foram produzidas 117,4 milhões de garrafas de vinhos da região do Alentejo. Estes valores apresentam um aumento de 3,8% face a 2018 e mostram a pujança dos vinhos alentejanos, que cada vez são mais valorizados tanto a nível nacional como internacional, onde colecionam distinções dadas nas inúmeras feiras por onde passam”, refere, igualmente, a publicação “el trapezio”.
Sobre este crescimento na produção, Francisco Mateus, presidente da CVRA - Comissão Vitivinícola Regional Alentejana explica que estes resultados revelam que “a região está dinâmica e que as produções em cada ano influenciam o potencial comercial dos produtores, dado que a vindima de 2018 teve mais produção o que possibilitou mais vendas em 2019, situação que não se tinha verificado nos três anos anteriores”.
Ao que tudo indica os vizinhos espanhóis apreciam mais vinhos do “Douro, os verdes da Bairrada, o doce moscatel da região de Setúbal ou o histórico vinho madeira”. “Portugal é o quarto maior exportador europeu de vinho, apenas ficando atrás de Espanha, França e Itália. No que toca ao panorama global, os vinhos feitos em solo lusitano são bastante apreciados e apenas no ano passado valeram 738 milhões de euros a economia nacional”, diz, ainda “el trapezio”.
Foto: Revista Voz do Campo.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com