Voltar

Saúde

Organizações lançam campanha para quebrar mitos sobre VIH

Saúde

Organizações lançam campanha para quebrar mitos sobre VIH

Foto: Freepik

Várias organizações de luta contra a sida lançaram uma campanha de sensibilização para combater o estigma associado à doença, elucidando que pessoas que vivem com VIH e estão em tratamento eficaz não transmitem o vírus.

Coordenada pelo Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a associação Ser+, a campanha «Transmissível» pretende quebrar mitos e preconceitos sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que causa a sida, adiantam as organizações em comunicado.

A campanha conta cinco histórias reais registadas em vídeo, onde se destaca “a importância do conhecimento sobre a não-transmissão do VIH quando a pessoa diagnosticada está sob tratamento e com carga viral indetetável”.

O Relatório Stigma Index 2.0, promovido pelo Centro Anti Discriminação (CAD) VIH e Sida, relata que o estigma ainda atinge com frequência as pessoas que vivem com VIH e os dados mostram que 38% dos participantes revelaram ter sido alvo de discriminação social.

Para o coordenador do CAD e presidente da Direção do GAT, João Brito, esta campanha “é um passo crucial para educar a sociedade e acabar com os estigmas sem fundamento associados ao VIH", que se estimava afetar 45.532 pessoas em Portugal em 2021, segundo os últimos dados oficiais.

VIH

PUB
PUB

Concertos

Bia Ferreira encerra hoje Festival das Marias

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.