Coordenada pelo Grupo de Ativistas em Tratamentos (GAT) e a associação Ser+, a campanha «Transmissível» pretende quebrar mitos e preconceitos sobre o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que causa a sida, adiantam as organizações em comunicado.
A campanha conta cinco histórias reais registadas em vídeo, onde se destaca “a importância do conhecimento sobre a não-transmissão do VIH quando a pessoa diagnosticada está sob tratamento e com carga viral indetetável”.
O Relatório Stigma Index 2.0, promovido pelo Centro Anti Discriminação (CAD) VIH e Sida, relata que o estigma ainda atinge com frequência as pessoas que vivem com VIH e os dados mostram que 38% dos participantes revelaram ter sido alvo de discriminação social.
Para o coordenador do CAD e presidente da Direção do GAT, João Brito, esta campanha “é um passo crucial para educar a sociedade e acabar com os estigmas sem fundamento associados ao VIH", que se estimava afetar 45.532 pessoas em Portugal em 2021, segundo os últimos dados oficiais.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com