Esta depressão condiciona o estado do tempo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima até ao final do dia de quarta-feira, segundo o IPMA.
O IPMA emitiu aviso amarelo para todos os distritos do continente entre as 18h00 de terça-feira, dia 16, e as 18h00 de quarta-feira, dia 17, por causa da previsão de chuva persistente e por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada. As previsões de vento forte, com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h), e até 95 km/h nas terras altas, também contribuíram para o aviso amarelo emitido.
O IPMA colocou, igualmente, os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja sob aviso amarelo entre as 00h00 e as 18h00 de quarta-feira, devido, neste caso, à agitação marítima, prevendo-se ondas de sudoeste com quatro a cinco metros.
Face ao agravamento das condições meteorológicas adversas, a Proteção Civil alertou para a previsão de “inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro”, bem como a ocorrência de cheias, “potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”. E apela, ainda, neste âmbito, a uma condução defensiva e preventiva, evitando lençóis de água e a dificuldade de visibilidade, para quem anda na estrada, na realização dos seus percursos.
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com