O Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, em Beja, recebe nesta sexta-feira, 1 de março, o festival itinerante de música árabe Al-Mutamid. O evento, que se apresenta como o “mais relevante que se organiza fora das fronteiras do mundo árabe”, é uma homenagem ao rei-poeta Al-Mutamid, nascido, em 1040, em Beja, governador de Silves. O tema desta edição do festival, com início agendado para as 21h00, será um tributo ao escritor Al-Saqundi.
De fevereiro a março, o festival passará ainda por Albufeira, Lagos, Leiria, Almada, Santiago do Cacém, Lagoa, Silves e Loulé.
Este ano, a banda assinala os 130 anos do nascimento de Almada Negreiros e homenageia “três séculos de poesia portuguesa com novas canções”, sobretudo a partir da poesia de Cesário Verde, Ana Hatherly, Cláudia R. Sampaio e de Almada Negreiros.
Trata-se de um espetáculo visto com "um significado especial, uma vez que Almada Negreiros é filho e neto de aljustrelenses", sendo que "a primeira tipografia que surgiu em Aljustrel foi, precisamente, fundada por Pedro d’Almada Pereira, avô de Almada Negreiros, que, para além de jornalista, era ainda mestre-escola em Messejana e Aljustrel".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com