Voltar

Política

OE2022 foi chumbado. Portugal com eleições legislativas antecipadas à vista

Política

OE2022 foi chumbado. Portugal com eleições legislativas antecipadas à vista


O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) foi chumbado na generalidade.  O documento foi chumbado com os votos contra do PS, do CDS, da Iniciativa Liberal, do Chega, Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes.

O PS foi o único partido que votou a favor, enquanto que o PAN e as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues se abstiveram. A votação final ficou assim com 108 votos a favor — todos do PS —, 117 contra (79 do PSD, 19 do BE, 10 do PCP, 5 do CDS, 2 do PEV, 1 do Chega e 1 da Iniciativa Liberal) e 5 abstenções (3 do PAN e duas deputadas não-inscritas).

No caso do presidente da República optar pela dissolução do Parlamento, a lei eleitoral para a Assembleia da República indica, no seu artigo 19.º, que o presidente da República “marca a data das eleições dos deputados à Assembleia da República com a antecedência mínima de 60 dias, ou, em caso de dissolução, com a antecedência mínima de 55 dias”, os quais começam a contar a partir da publicação do decreto presidencial que dissolve a Assembleia. Como tal, as eleições podem realizar-se a partir de 30 de dezembro ou logo no início de janeiro.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.