Com esta decisão relativamente ao concelho de Odemira, o Governo responde, também, à providência cautelar interposta pela presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio. Com esta tomada de decisão deixam de existir, de acordo com a tutela, diferenças entre a freguesia de São Teotónio e as restantes do concelho de Odemira. Beja já não consta da lista dos concelhos em alerta.
A Câmara Municipal de Odemira tomou, entretanto, uma posição por unanimidade onde pede ao Governo a “consequente revisão das medidas adotadas” para o concelho, no sentido de o passar o nível 1 (de 1 de maio) do desconfinamento. Quer, também, que seja feita a correção imediata “da taxa de incidência face ao número de casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
A posição é do coletivo da autarquia e foi tomada depois de se ter sido confrontado com a divulgação das medidas entretanto tomadas pelo Conselho de Ministros para controlar a pandemia de covid-19, decidindo regredir nas medidas de desconfinamento em vigor, aplicadas ao concelho de Odemira.
A tomada de posição frisa que “os dados disponibilizados pela Autoridade de Saúde ao Município de Odemira indicam que o concelho de Odemira, desde o dia 9 de maio e até à data de 20 de maio, se encontram abaixo da taxa de incidência de 240 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias” e que “os dados disponibilizados pela Autoridade de Saúde ao Município de Odemira indicavam uma taxa de incidência de 223 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”.
© 2025 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com