Voltar

Sociedade

Odemira é uma das 42 autarquias que cuidam dos cuidadores informais

Sociedade

Odemira é uma das 42 autarquias que cuidam dos cuidadores informais


O Município de Odemira recebeu, pelo segundo ano, o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, pelo trabalho desenvolvido através do projeto Cui(Dar)+.

A 2ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) distinguiu 42 autarquias, de Norte a Sul do País e ilhas, avaliadas por um júri independente, que implementam nos respetivos territórios medidas e ações de apoio aos Cuidadores Informais.

Com financiamento do Município de Odemira, o projeto Cui(DAR)+ é implementado pela TAIPA - Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e assenta na dinamização de uma estrutura de apoio e de acompanhamento aos cuidadores informais, centrado em três níveis de bem estar - Psicológico, Social e Físico - através do Gabinete de Apoio ao Cuidador que presta apoio psicológico, orientação e encaminhamento social e promove o Descanso do Cuidador. O CUI(DAR)+ dinamiza ainda um conjunto de ações de sensibilização e capacitação na área da prestação de cuidados a cuidadores informais e formais. O projeto conta com a parceria da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano e do Centro Distrital de Beja do Instituto de Segurança Social.

A Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, tem como missão reconhecer os municípios e as freguesias que desenvolvem as melhores práticas e medidas de apoio que dão resposta às necessidades dos cuidadores informais. Necessidades que, de acordo com o inquérito feito pelo Movimento, vão desde a falta de apoio emocional/psicológico (64,6 por cento), apoios relacionados com Estado (59,1 por cento), apoios financeiros (51,8 por cento), até à necessidade de receber formação específica em algum aspeto do processo de cuidar (41,2 por cento). O reconhecimento e definição legal do Estatuto de Cuidador Informal veio dar visibilidade a um trabalho insubstituível e de grande responsabilidade, muitas vezes invisível, de quem cuida, seja do cônjuge, de um filho, do pai ou da mãe.

Em 2021, o Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais já tinha desenvolvido a mesma iniciativa e reconhecido 24 autarquias pela implementação de boas práticas de apoio aos cuidadores informais.


PUB
PUB
PUB

Discos

Paulo Ribeiro lança novo disco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.