Com esta iniciativa, a Câmara de Odemira quer "reduzir a deposição de resíduos em aterro, aumentar a recolha seletiva e transformar os biorresíduos em composto orgânico de alta qualidade para fertilização dos solos agrícolas". Para este efeito, esta autarquia distribui "de forma gratuita, um contentor a cada estabelecimento de restauração da freguesia de Vila Nova de Milfontes."
"A recolha e transporte de resíduos é feita através de veículo elétrico, contribuindo para a redução de emissão de CO2. Os biorresíduos, devidamente recolhidos na origem, são quantificados no momento de entrega nas instalações da AMBILITAL – Investimentos Ambientais no Alentejo, e encaminhados para tratamento e valorização", é esclarecido, também, na nota de imprensa da Câmara de Odemira.
"Criar amostra representativa para quantificação e caraterização de resíduos alimentares, mudar comportamentos e contribuir para o cumprimento da meta da redução da deposição em aterro, da reutilização e reciclagem" são os propósitos deste "projeto piloto", que a Câmara de Odemira, sublinha, quer ver "aplicado em todas as freguesias do concelho".
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com