A iniciativa surge como "homenagem ao livro “Novas Cartas Portuguesas”, publicado em 1972 por Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno. A obra foi a julgamento e censurada pelo Estado Novo, o qual conduziu ao primeiro momento do movimento feminista português com projeção internacional", sublinha o Município.
Os contos que estão sujeitos a concurso foram apreciadas por um júri composto por elementos representantes da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e da ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo, que admitiu 84 trabalhos, apresentados por 76 participantes. O primeiro classificado recebe dois mil euros, o segundo mil euros e o terceiro e último arrecada 500 euros. São atribuídas, ainda, menções honrosas aos concorrentes que se destacaram.
O documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas é apresentado no Cineteatro Camacho Costa, a partir das 17h30. A autarquia odemirense explica que "a peça cinematográfica em celebração da obra “Novas Cartas Portuguesas” volta às protagonistas iniciais e discute as novas fronteiras do que é ser mulher, trazendo um olhar sobre os feminismos do século XXI."
© 2024 Rádio Voz da Planície - 104.5FM - Beja | Todos os direitos reservados. | by pauloamc.com