Voltar

Cultura

Odemira assinala Dia para Igualdade com entrega de prémios de concurso literário

Cultura

Odemira assinala Dia para Igualdade com entrega de prémios de concurso literário

Foto: Facebook CM Odemira

A Câmara Municipal de Odemira celebra este sábado, dia 26, o Dia Municipal para a Igualdade. Para assinalar esta data, o Município agendou para hoje a entrega de prémios do concurso literário sobre a igualdade de género "As Três Marias" e a projeção do documentário "Novíssimas Cartas Portuguesas", da realizadora Irina Pampim. As comemorações arrancam às 15h00, no Quintal da Música.

A iniciativa surge como "homenagem ao livro “Novas Cartas Portuguesas”, publicado em 1972 por Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno. A obra foi a julgamento e censurada pelo Estado Novo, o qual conduziu ao primeiro momento do movimento feminista português com projeção internacional", sublinha o Município.

Os contos que estão sujeitos a concurso foram apreciadas por um júri composto por elementos representantes da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e da ASSESTA - Associação de Escritores do Alentejo, que admitiu 84 trabalhos, apresentados por 76 participantes. O primeiro classificado recebe dois mil euros, o segundo mil euros e o terceiro e último arrecada 500 euros. São atribuídas, ainda, menções honrosas aos concorrentes que se destacaram.

O documentário “Novíssimas Cartas Portuguesas é apresentado no Cineteatro Camacho Costa, a partir das 17h30. A autarquia odemirense explica que "a peça cinematográfica em celebração da obra “Novas Cartas Portuguesas” volta às protagonistas iniciais e discute as novas fronteiras do que é ser mulher, trazendo um olhar sobre os feminismos do século XXI."



PUB
PUB
PUB

Música

Declaração de interesse nacional da obra de José Mário Branco

Acabou de tocar...

BEJA meteorologia
Top
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.